Descubra os autores locais na Biblioteca Municipal de Araucária

São 210 livros de araucarienses, que representam a cidade em diferentes estilos e gêneros

 

Sabia que a Biblioteca Pública de Araucária (BIPA) abriga uma coleção de livros de autores da cidade? Ao longo de seus 135 anos, a cidade tem se fortalecido e amadurecido culturalmente, e um reflexo disso está na produção literária local. São 210 livros de araucarienses, que representam o município em diferentes estilos e gêneros, incluindo romances, poesias, contos, literatura infantil e até publicações com foco na fauna, flora e histórias locais.

Entre os materiais disponíveis na BIPA, destaca-se o livro Gente que Fez, Gente que Faz, de Cezar Trauczynski (autor falecido), que apresenta minibiografias de personagens locais, além de curiosidades sobre a cidade e até mesmo a origem de alguns nomes de ruas.

Outro autor é Ernesto da Silva Maciel, mais popularmente reconhecido como Erne, o Colono. Embora não tenha nascido em Araucária, Erne se tornou uma figura emblemática na cidade desde que se estabeleceu aqui, em 2006. Seu estilo inconfundível, com barba longa e cabelo raspado ao meio, reflete sua personalidade única. Sua obra disponível na biblioteca, Inspi… ração Poesia, é uma coletânea que mistura crônicas e poesias sobre suas experiências de vida.

Para os fãs de literatura de terror e ficção científica, a BIPA oferece O Insosso e o Insólito nos Pinheirais, de Victor Finkler Lachowski. A obra reúne contos que mesclam experiências reais de Finkler com ficção. O livro é descrito na plataforma Amazon como cheio de reflexões e debates dos personagens, muitas vezes filosóficas, existencialistas e até mesmo teológicos, no qual desenvolvem outra camada de compreensão da realidade, com o objetivo de “estranhar o familiar e familiarizar o estranho”.

Na seção de livros dedicada a autores de Araucária há muitas opções literárias em diversos gêneros, como Conhecendo nossa Fauna, de Ronaldo Assis Martins, que traz um inventário das principais espécies de mamíferos que habitam a região de Araucária – desde a onça Suçuarana até o Bugio Ruivo. O livro é ilustrado com belas fotos e desenhos, que incluem até as pegadas de cada animal

Outro livro em destaque é Além de Nós, obra que reúne a produção lírica do grupo araucariense de poetas Poesia em Movimento com nomes como Antônio Brito de Lima, Arlieta Mansur Ferreira e Eliseu Voronkoff. No acervo também é possível encontrar o livro Duas Viagens, de Jhonny Castro, em que o protagonista faz reflexões sobre relacionamentos e destinos, tendo como pano de fundo suas visitas ao Superagui.

E também Barra de Cereais: um Baú e Três Souvenirs, de Floresval Rocha. Uma história fascinante, divertida e cativante, recheada por um flerte apaixonado com um estagiário brincalhão, dá o tom e a cor a esse romance.

“Um dos mais interessantes é o volume 7 da Coleção História de Araucária, em que cada bairro é uma história, cada vida é uma memória, em que se vê a criação da cidade a partir da formação e organização dos seus bairros e comunidades. Com um belo projeto gráfico, o destaque fica para as imagens captadas pelas lentes de muitos fotógrafos, entre eles Carlos Poly [profissional com muitos anos de experiência, servidor da Prefeitura da cidade]”, finaliza a Diretora do Departamento de Literatura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Márcia Bovo.

E esses são apenas alguns exemplos. Na BIPA há uma variedade de livros que atendem aos mais diversos gostos literários, produzidos por autores araucarienses. A biblioteca está de portas abertas para você explorar essa rica produção local, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e aos sábados, das 8 às 12h. Ela está localizada na Rua Alfredo Parodi, 427, no Centro, no antigo prédio da APMI. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (41) 3614-7639.

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Você também pode gostar: