Nota técnica do Ministério da Saúde ajuda a enfrentar ondas de calor

Exposição prolongada ao sol durante ondas de calor, como a que atravessamos esta semana em Araucária, pode resultar em insolação, desidratação, queimaduras solares e exaustão térmica

 

Com o aumento das ondas de calor e a proximidade das festividades de aniversário da cidade, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária emite um alerta, com base na Nota Técnica 18/2023 do Ministério da Saúde. O documento traz orientações essenciais para a população sobre como se proteger durante esse fenômeno climático, que pode ter impactos sérios na saúde.

Embora algumas precauções possam parecer simples, é sempre importante reforçar os cuidados listados na nota técnica, que podem evitar complicações, especialmente em um período com muitas atividades e atrações ao ar livre. As principais recomendações incluem manter-se bem hidratado, proteger-se na sombra sempre que possível, aplicar protetor solar, reconhecer os sinais de insolação e procurar atendimento médico, caso necessário. A nota também destaca os perigos da exposição prolongada ao sol durante ondas de calor, que pode resultar em insolação, desidratação, queimaduras solares e exaustão térmica.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Alex Radin, alerta que a população mais vulnerável deve ter atenção redobrada. “Indivíduos com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e condições respiratórias, cardiovasculares, renais e psiquiátricas, além de crianças, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e aqueles em situação de desnutrição ou desidratação, estão mais expostos aos riscos. Recomendamos que as pessoas sigam as orientações não apenas durante as festividades, mas também no dia a dia, para evitar complicações com a adoção de medidas simples de prevenção”, destaca.

As ondas de calor são caracterizadas por temperaturas extremamente elevadas, superiores em pelo menos 5ºC à média da região e do período, e que persistam por pelo menos três dias consecutivos. Esses eventos são um desafio para a saúde, pois o corpo tem dificuldades em se adaptar rapidamente às condições de calor intenso, o que pode sobrecarregar os sistemas cardiovascular, respiratório e urinário, aumentando o risco de complicações graves.

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Você também pode gostar: