A empresa pública Portos do Paraná anunciou um investimento de R$ 18,4 milhões para a revitalização das principais vias de acesso ao Porto de Antonina. As obras devem começar entre maio e junho deste ano.
As vias que receberão o investimento são a Avenida Conde Matarazzo e a Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão da Fonseca, totalizando mais de 4,6 quilômetros de pavimentação. O projeto prevê a substituição do asfalto antigo por pavimentação em concreto, que é mais durável e exige menos manutenção. Além disso, o concreto oferece maior segurança no trânsito.
O projeto inclui ainda a instalação de ciclovias, rampas de acessibilidade, novos abrigos de ônibus e a reforma das calçadas. Serão feitos sistemas de drenagem para prevenir alagamentos, além de sinalização e outros ajustes para melhorar o fluxo de caminhões.
“Essas obras trazem benefícios para a cidade, melhorando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. São vias principais que conectam o centro de Antonina ao Porto, por onde passa grande parte do transporte de mercadorias”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
A pavimentação em concreto foi escolhida devido ao tráfego intenso de veículos pesados na região. O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, explicou: “Esse tipo de pavimento é ideal para suportar o peso dos caminhões e sua alta resistência garante maior durabilidade e menos necessidade de manutenção.”
O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Antonina, que também acompanhou a avaliação do solo da Avenida Conde Matarazzo, garantindo a qualidade da obra e a escolha adequada dos materiais. “Este é um desejo antigo dos moradores e comerciantes de Antonina. A pavimentação trará mais segurança, melhorará a mobilidade e impulsionará o desenvolvimento econômico e turístico da cidade”, declarou a prefeita Rozane Osaki.
Para minimizar os transtornos durante as obras, desvios temporários no trânsito serão organizados. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Porto de Antonina
Em 2024, o Porto de Antonina movimentou 1,9 milhão de toneladas de açúcar, fertilizantes e outros produtos, um aumento de 47% em relação a 2023. Atualmente, o Porto de Antonina é um dos terminais administrados pela Portos do Paraná, que é a segunda maior movimentadora de cargas portuárias do Brasil e líder em gestão portuária no País.