Por Marcello Sampaio – Tribuna da Cidade | Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Araucária
Durante patrulhamento preventivo nos próprios públicos municipais, uma equipe da ROMU – Rondas Ostensivas Municipais da Guarda de Araucária – realizou na noite desta segunda-feira (22/07), a prisão em flagrante de um indivíduo com mais de 150 porções de cocaína e dinheiro em espécie. A ação ocorreu nas imediações da Unidade Básica de Saúde Dr. Sílvio Roberto Skraba, no bairro Capela Velha, região Norte da cidade.
A operação integra o cumprimento da Lei Federal 13.022/2014, especificamente no Capítulo II, Artigo 3º, e Capítulo III, Artigo 5º, incisos I, III e IV, que estabelecem as competências das Guardas Municipais no patrulhamento de bens, serviços e instalações do município, além de ações preventivas à segurança da população.
A equipe ROMU 02 – GBO 4H53, sob a coordenação do GM Maximiliano, estava em ronda pela Rua Dom Isidoro Kosinski, quando avistou um homem com casaco de moletom marrom, calça jeans azul e boné preto em atitude suspeita, exatamente em frente ao número 359.

Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito descartou duas pequenas embalagens plásticas de cor branca e tentou fugir a pé. Com base na fundada suspeita, e respeitando o que determina o Artigo 244 do Código de Processo Penal, os agentes realizaram a abordagem e, durante a busca pessoal, localizaram R$ 307 em cédulas de valores diversos e 159 buchas de substância análoga à cocaína, prontas para comercialização.
Diante do flagrante, o indivíduo recebeu voz de prisão. Seus direitos constitucionais foram assegurados, e a equipe utilizou algemas conforme previsão da Súmula 11 do STF, devido ao risco evidente de fuga

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Araucária, onde o detido permanece à disposição da Justiça. O trabalho da ROMU é mais uma demonstração de que o município segue atuando com firmeza no combate ao tráfico de drogas e na preservação da ordem pública.

