Por Marcello Sampaio Tribuna da Cidade
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, uma operação de grande porte contra uma organização criminosa responsável por movimentar cerca de R$ 19 milhões provenientes do tráfico de drogas.
A ação ocorre nas cidades de Curitiba e Araucária e tem como alvo o cumprimento de 11 mandados de prisão, 17 de busca e apreensão e 10 medidas de bloqueio de ativos financeiros, todas determinadas pela Justiça.

Equipes especializadas da PCPR empregam cães farejadores para intensificar a eficácia das buscas, principalmente voltadas à localização de entorpecentes e valores ocultos. As investigações apontam que o grupo operava nos bairros Fazendinha e Cidade Industrial, em Curitiba, e era liderado por uma estrutura familiar.
Além da venda de drogas, os suspeitos são investigados por lavagem de dinheiro, especialmente por meio de empresas de fachada. Em fase anterior da investigação já havia sido identificado que o grupo utilizou documentação falsa para montar um negócio no ramo de pintura, movimentando aproximadamente R$ 6 milhões entre 2021 e 2023.
O líder da organização, que já estava foragido, havia sido preso em junho de 2023, em Santa Catarina, com armas e documentos falsos. Esta nova fase da operação tem como objetivo desarticular completamente a rede criminosa, bloqueando bens, veículos e contas bancárias vinculados ao grupo.
Até o momento, a PCPR não divulgou os nomes dos presos nesta etapa da operação.
