A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou uma solenidade que marcou a passagem de comando do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), na tarde desta quinta-feira (13). Anteriormente comandada pelo tenente-coronel Nelson Stoccheiro Gonçalves Junior, a unidade especializada agora está no comando do major Fábio Bonifácio Ferreira, que deixa o cargo de subcomandante do BPChoque.
Desde 1990 servindo a PMPR, o tenente-coronel Stoccheiro havia assumido o comando do BPChoque em março de 2024, e desempenhou essa função por quase um ano. Agora o ex-comandante vai para a reserva, seguindo os passos do seu pai e de seu avô, que juntos serviram a corporação por 60 anos.
O comandante do BPChoque agora é o major Bonifácio, que ingressou na PMPR no ano de 1999, e estava no subcomando da unidade desde 2021, ano em que ela foi criada.
Em seu último discurso o tenente-coronel Stoccheiro se disse orgulhoso pela sua caminhada. “Se me perguntarem o que você fez na Polícia Militar, eu vou falar com muito orgulho que eu comandei o Batalhão de Choque da Polícia Militar. Pra mim é um orgulho muito grande terminar minha carreira nesse pátio onde o meu pai começou a sua trajetória na Polícia Militar.” relatou o ex-comandante.
O Chefe do Estado-maior, coronel Paulo Roberto Lima também discursou, com o intuito de mostrar sua gratidão pela trajetória do companheiro de corporação. “É uma honra fazer parte dessa solenidade, o Stoccheiro é um amigo pessoal de muito tempo, e após mais de trinta anos de convivência, eu posso afirmar que o Stoccheiro é um homem merecedor de todas as honrarias que está recebendo hoje”.
Além do Chefe do Estado-maior, coronel Paulo Roberto Lima, diversas autoridades militares estiveram presentes, entre elas, o Diretor de Ensino e Pesquisa, tenente-coronel Marco Antônio da Silva; o comandante do CME, coronel Anderson Puglia; o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente-coronel Gustavo Dalledone Zancan; o comandante do Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), tenente-coronel João Roberto das Graças Galeto Alves; e o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Felipe Serbena.
Nelson Stoccheiro Gonçalves Junior, com 35 anos de contribuição e trabalho dedicado em prol da sociedade na Polícia Militar do Paraná (PMPR) entrou oficialmente para a reserva remunerada no dia 02 de março.
O Coronel Stoccheiro formou-se na Academia Policial Militar do Guatupê no ano de 1994 e foi para o batalhão da PM de Londrina, como sua primeira unidade. Já como 1° Tenente, comandou a 2ª Companhia de Araucária por nove anos, saiu em 2019, e foi instrutor na Polícia Militar por 10 anos. “A passagem por Araucária foi muito importante para a minha carreira, estava como Capitão e fui promovido a Major, recebendo o convite para trabalhar na Divisão de Segurança da Casa Militar”, declara.
Stoccheiro trabalhou na Secretaria de Segurança Pública, no Departamento de Inteligência do Estado (DIEP), e entre os anos de 2002 a 2004, atuou no GAECO. Foi destacado para a Casa Militar da Governadoria, junto com o Governador Ratinho Junior, onde comandou as duas posses do Governador, primeiro como Major e por último comandou uma das mais importantes unidades da Polícia Militar, o Batalhão de Polícia de Choque, com jurisdição em todo o estado do Paraná.
“Sou neto e filho de policiais militares e meu filho também está na corporação. É a 4ª geração de PMs na família. É uma grande honra saber que a PMPR tem 170 anos e que a família Stoccheiro faz parte dessa história há 98 anos. Entro para a reserva após 35 anos dedicados à segurança da população paranaense, com a certeza de dever cumprido”, declara o militar.
galeria de fotos.