A primeira massa de ar frio do outono de 2025 chega ao Paraná neste fim de semana, provocando queda nas temperaturas e trazendo ventos gelados. A partir desta sexta-feira (4), os termômetros começam a registrar marcas menores, sinalizando uma mudança climática no Estado.
Apesar da chegada do ar frio, ainda não será um episódio de frio extremo. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, o que ocorre é a influência de uma massa de ar frio que se aproxima do Paraná, mas sem atingir diretamente o Estado. Mesmo assim, essa condição já será suficiente para derrubar as temperaturas no Centro-Sul e Leste paranaense.
Queda nas temperaturas e previsão para o fim de semana
O vento vindo do oceano e a aproximação da massa de ar frio farão com que as temperaturas diminuam consideravelmente. Em Curitiba, os termômetros devem registrar uma mínima de 12°C no sábado, enquanto em cidades como Palmas e General Carneiro a temperatura pode chegar a 9°C.
Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, a presença de ventos vindos do sul e do oceano pode manter a cobertura de nuvens, com possibilidade de garoa ocasional. “Será uma mudança mais significativa nas condições do tempo, trazendo o retorno do frio um pouco mais rigoroso”, explica Kneib.
No interior do Estado, o sol ainda predomina, mas as temperaturas também apresentarão uma queda, ficando abaixo dos 30°C no sábado. No domingo, o calor pode retornar de forma leve nos extremos Oeste e Noroeste, mas sem atingir os valores da semana anterior.
Curitiba terá dias frios
Na capital paranaense, o sábado será o dia mais frio da semana, com mínima de 12°C e máxima de 15°C. No domingo, a temperatura deve ficar um pouco mais alta, mas ainda abaixo dos 20°C. A previsão indica que a próxima semana continuará com temperaturas amenas, madrugadas frias e possibilidade de chuva a partir de terça-feira (8), o que pode resultar em nova queda nos termômetros.
Alerta de ressaca no Litoral
A Marinha do Brasil emitiu um alerta para uma frente fria que poderá impactar a faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, entre Florianópolis (SC) e Santos (SP). O fenômeno provocará ventos de direção sudoeste a sul, com intensidade de até 60 km/h, entre esta sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5).
Há previsão de ressaca no litoral entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro, com ondas de até 3 metros entre os dias 4 e 6 de abril. A Marinha orienta que pescadores e embarcações menores evitem a navegação nesses dias.
Previsão para o outono 2025
O outono de 2025, que vai até 20 de junho, terá temperatura ligeiramente acima da média em comparação aos anos anteriores. Em 2024, as chuvas irregulares elevaram a temperatura média no Estado em até 2,5°C, o que não deve se repetir este ano.
Neste período, será comum a ocorrência de variações bruscas de temperatura, com momentos de calor intercalados com frentes frias. Há previsão de veranicos (períodos prolongados sem chuva), formação de nevoeiros e geadas em regiões mais elevadas do Paraná, como o Sudoeste, Sul, Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, especialmente no final da estação.
Com a aproximação do inverno, a expectativa é que as temperaturas caiam progressivamente, tornando as madrugadas e manhãs ainda mais frias.