Polícia Civil do Rio de Janeiro desarticula grupo que planejava ataque a morador de rua com transmissão ao vivo

Coluna: Polícia em Ação

Neste domingo, 20 de abril de 2025, a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu três homens e apreendeu um adolescente, acusados de planejar o assassinato de um morador de rua. O crime seria transmitido ao vivo pela internet, por meio da plataforma Discord, em troca de dinheiro.

A operação, denominada “Desfaçatez”, foi conduzida por agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e da 19ª Delegacia de Polícia, com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As prisões ocorreram nos bairros de Vicente de Carvalho, na zona norte, e Bangu, na zona oeste da capital fluminense.

Segundo as investigações, os suspeitos integravam uma organização criminosa que utilizava a internet para promover e divulgar atos de extrema violência. Além do planejamento do homicídio, o grupo é acusado de praticar e incentivar crimes como maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual, racismo e incitação ao crime, tudo isso sob a justificativa de “entretenimento”.

Um dos líderes do grupo se apresentava nas redes sociais como ativista ambiental e defensor da causa animal, estratégia utilizada para despistar as autoridades e atrair seguidores.

A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros possíveis integrantes da organização e apurar a extensão das atividades criminosas. As autoridades reforçam o compromisso com o combate a crimes cibernéticos e a proteção dos direitos humanos.

Reportagem especial da Coluna Polícia em Ação, com créditos para o jornalista Marcello Sampaio, do grupo GVP, Rádio Onda Nova do Paraná e Jornal e Portal Tribuna da Cidade.

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Você também pode gostar: