Por Marcello Sampaio – Tribuna da Cidade
Faleceu neste sábado, 26 de julho, aos 93 anos, Maria Talarico Massa, mãe do apresentador e empresário Carlos Roberto Massa, conhecido nacionalmente como Ratinho. A informação foi divulgada por meio de comunicado oficial do Grupo Massa, que destacou o legado de amor, fé e dedicação à família deixado por Dona Maria, como era carinhosamente chamada.

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria Talarico Massa, mãe do apresentador e empresário Carlos Roberto Massa, o Ratinho, fundador do Grupo Massa. Dona Maria parte deixando um legado de amor, fé e dedicação à família, com lembranças de muitos momentos felizes vividos por todos ao seu redor”, diz a nota oficial divulgada.

Nas redes sociais, Ratinho fez uma emocionante homenagem à mãe. “Dona Maria foi meu maior exemplo, meu abrigo e minha alegria. Que Deus retribua todo esse carinho recebido por nossa família. Seguiremos honrando sua memória com o mesmo amor que ela sempre nos dedicou”, escreveu.
Ainda em tom de emoção, Ratinho destacou a imensidão da dor da perda: “Perder minha mãe, Dona Maria, é uma dor imensa — uma parte de mim se vai com ela. Mas ver tanto carinho vindo de vocês nos conforta e fortalece. Saber que ela foi lembrada com tanto respeito é motivo de orgulho e gratidão”.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, também prestou sua homenagem à avó. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou: “Descanse em paz, vó Maria. Obrigado pela família linda que a senhora construiu”.
Há pouco mais de um mês, Dona Maria havia aparecido em um vídeo publicado por Ratinho em suas redes sociais, onde estava internada em um hospital. Mesmo diante da situação delicada, o clima do vídeo era descontraído. Na ocasião, Dona Maria demonstrou bom humor e impaciência com a internação prolongada: “Vou arrebentar tudo”, disse sorrindo, ao falar sobre sua vontade de receber alta após 14 dias no hospital. Na época, a assessoria do apresentador havia informado que a internação se devia à idade avançada, sem detalhar qualquer enfermidade específica.

Maria Talarico Massa deixa filhos, netos, bisnetos e uma trajetória marcada por valores familiares sólidos, simplicidade e amor. Sua memória seguirá viva entre todos que conviveram com ela e na história da família Massa, que tem grande representatividade na comunicação paranaense e brasileira.
