Por Redação Tribuna da Cidade
Levantamentos: Marcello Sampaio
A Prefeitura de Maringá deu mais um passo importante na consolidação de uma saúde pública mais eficiente, segura e centrada no cidadão. Nesta quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma reunião estratégica com diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), marcando oficialmente a expansão do PlanificaSUS no município.
A metodologia, que tem como foco a qualificação da gestão dos serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS), será implementada em todas as 35 UBSs e nos quatro Caps da cidade. A novidade ganha força especialmente nas áreas de Vigilância em Saúde e Saúde Mental — setores considerados estratégicos para garantir o atendimento integral da população.
“Temos um compromisso com a melhoria contínua dos processos e os serviços de saúde prestados à população”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, durante o encontro.
A diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Maria Goretti David Lopes, reforçou a importância da metodologia para as equipes:
“Saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento faz toda a diferença.”
Expansão com foco em eficiência e acolhimento
De acordo com o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, a implantação do PlanificaSUS representa mais que uma inovação: é uma transformação na forma de atender.
“Esta expansão representa uma oportunidade fantástica de aprimorar ainda mais a gestão e a oferta dos serviços de saúde, principalmente na atenção primária e psicossocial.”
Cada unidade contará com um tutor responsável por facilitar o processo de reorganização, identificando pontos frágeis e propondo melhorias. O projeto também prevê tutores regionais para a 15ª Regional de Saúde — composta por 29 municípios — e profissionais de Referência Técnica Municipal que atuarão diretamente com os secretários de Saúde das cidades envolvidas.
Integração e cuidado humanizado
Durante a reunião, a gerente de Assistência Suellen Cardoso e o gerente de Planejamento Lucas Vinícius de Lima apresentaram as diretrizes do novo ciclo de implantação.
“Vamos ampliar o acesso aos serviços e promover a articulação entre as equipes de saúde para proporcionar um atendimento integral e humanizado”, destacou Suellen.
Compromisso firmado no maior evento de saúde pública do Paraná
A expansão do PlanificaSUS foi formalizada durante o Saúde em Movimento, maior evento de saúde pública do estado, realizado entre os dias 10 e 13 de março em Foz do Iguaçu. A comitiva maringaense, liderada pelo secretário Antonio Carlos Nardi, participou ativamente das discussões para potencializar a iniciativa na cidade.
Segundo levantamento do jornalista Marcello Sampaio, que acompanha de perto os avanços na área da saúde no Paraná, Maringá se destaca entre os municípios que mais avançaram na adoção de metodologias de gestão em saúde nos últimos anos. O envolvimento direto das equipes e o foco no usuário têm sido pontos-chave para os bons resultados obtidos.
Com a expansão do PlanificaSUS, Maringá reafirma sua posição como referência em saúde pública no estado, apostando na qualificação dos profissionais e na reorganização dos fluxos para garantir um atendimento cada vez mais humano, eficiente e resolutivo.