Por Marcello Sampaio
Com colaboração da equipe GVPCom
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece como favorito do eleitorado curitibano na corrida presidencial de 2026. É o que aponta a mais recente pesquisa do Instituto IRG, divulgada nesta quarta-feira (9), que avaliou dois cenários de intenção de voto estimulada.
No primeiro cenário, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Ratinho Jr lidera com 34,2% das intenções de voto. Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 29,4%, seguido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que soma 16,1%.
Já no segundo cenário, sem Bolsonaro, o governador paranaense amplia sua vantagem e chega a 42,3% das intenções de voto. Os adversários mais próximos são Tarcísio de Freitas (PL), atual governador de São Paulo, com 16,9%, e Lula, com 16%.
Cenário 1 – Pesquisa Estimulada com Bolsonaro
Se as eleições para presidente fossem hoje, em quem o(a) senhor(a) votaria?
-
Ratinho Jr (PSD) – 34,2%
-
Jair Bolsonaro (PL) – 29,4%
-
Lula (PT) – 16,1%
-
Ciro Gomes (PDT) – 5,5%
-
Nenhum/Branco/Nulo – 4,1%
-
Romeu Zema (Novo) – 3,4%
-
Ronaldo Caiado (União Brasil) – 2,6%
-
Eduardo Leite (PSDB) – 2,4%
-
Não sabe/Não respondeu – 2,0%
-
Helder Barbalho (MDB) – 0,2%
Cenário 2 – Pesquisa Estimulada sem Bolsonaro
Se as eleições para presidente fossem hoje, em quem o(a) senhor(a) votaria?
-
Ratinho Jr (PSD) – 42,3%
-
Tarcísio de Freitas (PL) – 16,9%
-
Lula (PT) – 16,0%
-
Ciro Gomes (PDT) – 6,2%
-
Nenhum/Branco/Nulo – 6,0%
-
Ronaldo Caiado (União Brasil) – 3,5%
-
Romeu Zema (Novo) – 3,4%
-
Eduardo Leite (PSDB) – 2,4%
-
Não sabe/Não respondeu – 3,0%
-
Helder Barbalho (MDB) – 0,3%
Levantamento destaca força regional de Ratinho Jr
A expressiva liderança de Ratinho Jr no eleitorado da capital paranaense reflete sua alta popularidade no estado, reforçada pela continuidade de uma gestão aprovada e por seu discurso de modernização econômica e investimentos em infraestrutura. Mesmo em um cenário com Bolsonaro na disputa, o governador mostra força suficiente para liderar, indicando um potencial competitivo no tabuleiro nacional.
Sem Bolsonaro, Ratinho Jr atrai parte considerável do eleitorado conservador, especialmente à direita, o que lhe dá margem confortável sobre os demais concorrentes, inclusive nomes já testados em eleições presidenciais, como Lula e Ciro Gomes.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada com 1.500 eleitores de Curitiba, entre os dias 26 de março e 4 de abril de 2025, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região sob o número J 3140.