Mais uma vida salva na área de escape da BR-376 em Guaratuba

Por Marcello Sampaio – Direto da Redação

Nesta segunda-feira (14), a tecnologia de segurança viária implantada na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, voltou a ser decisiva para evitar um acidente grave. Um caminhoneiro utilizou a Área de Escape localizada no km 667,3, sentido Santa Catarina, após identificar uma pane no sistema de freios do veículo.

Graças à rápida decisão do motorista e à eficácia do dispositivo, ninguém se feriu. O caso foi registrado pela concessionária

Litoral Sul, responsável pela administração da rodovia. A concessionária também divulgou imagens da entrada do caminhão na área de escape, reforçando a importância desse recurso para a segurança de quem trafega pela serra.

Tecnologia que salva vidas

As áreas de escape da Arteris são referência no Brasil e utilizam tecnologia inspirada nas pistas de Fórmula 1. Elas foram desenvolvidas para receber veículos desgovernados — em sua maioria caminhões com problemas nos freios — e desacelerá-los com segurança, utilizando faixas de argila expandida.

Atualmente, a Litoral Sul mantém três áreas de escape:

  • Km 671,7 da BR-376 (Guaratuba/PR)

  • Km 667,3 da BR-376 (Guaratuba/PR)

  • Km 353 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em São Paulo

O investimento total nesses dispositivos foi de R$ 38 milhões.

Números impressionantes

No dia 3 de abril, a Arteris alcançou a marca de 1.300 vidas salvas em 774 entradas nas áreas de escape desde sua implantação.
Somente em 2025, foram registradas 28 ocorrências, resultando no salvamento de 35 pessoas.
Em 2024, esse número chegou a 128 entradas, com 209 vidas preservadas.

Importância da iniciativa

Além de proteger motoristas e passageiros, as áreas de escape evitam o bloqueio prolongado das rodovias, acidentes com múltiplos veículos e possíveis danos ambientais, principalmente em áreas de serra.


Créditos:
Reportagem: Marcello Sampaio – Direto da Redação
Vídeo e informações: Arteris Litoral Sul

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Você também pode gostar: