Por Marcello Sampaio – Coluna Plantão Policial
A sexta-feira (11) foi marcada por uma série alarmante de acidentes envolvendo motociclistas em Curitiba. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram nove ocorrências em menos de 24 horas, que resultaram em dez pessoas feridas – entre elas, uma adolescente de apenas 15 anos e um idoso de 64.
Esses episódios acendem um sinal de alerta: a capital paranaense tem registrado, em média, 12 acidentes com motos por dia, de acordo com dados do Detran-PR. Em 2024, mais de 4.300 sinistros com motocicletas foram contabilizados apenas na Região Metropolitana de Curitiba, número que já representa um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.
Principais ocorrências do dia
07h50 – Linha Verde: Colisão entre uma Honda CG 125 e uma bicicleta. Mulher de 55 anos teve ferimentos moderados.
08h04 – Rua Ruberto Hauer: Motociclista atropela homem de 64 anos, com escoriações e dor na região pélvica.
08h20 – Rua Alferes Poli (Centro): Colisão entre uma CBX 250 e um Ford Fiesta. Homem de 41 anos ferido.
09h00 – Av. Arthur Bernardes: Honda CG 160 colide com Nissan March. Vítima de 24 anos, ferimentos leves.
12h18 – Rua Radialista Souza Moreno: Colisão com VW Voyage deixa homem com ferimentos moderados.
13h11 – Rua Laudelino Ferreira Lopes: Acidente entre Yamaha Fazer e um Honda HR-V. Homem de 40 anos ferido.
13h50 – Rua Padre Ladislau Kula: Colisão com carro não identificado. Vítima de 26 anos com ferimentos leves.
17h10 – Rua Leonel França: Jovem de 18 anos ferida em colisão com moto CG 160 Titan.
17h55 – Rua Leonel França: Adolescente de 15 anos atropelada por uma moto. Ferimentos nos joelhos.
20h00 – Rua Eduardo Sprada: Colisão entre uma moto e um Ford Ka. Homem de 27 anos com escoriações leves.

Autoridades cobram resposta: “Motociclista não pode ser tratado como invisível”
O comandante do Batalhão de Trânsito da PM, tenente-coronel Ricardo Mendes, criticou a imprudência crescente no trânsito:
“A cada semana temos novos feridos graves ou mortos. O motociclista não pode continuar sendo tratado como invisível no trânsito. É urgente a reeducação dos motoristas e o respeito mútuo nas ruas”.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que estuda a instalação de novas lombadas eletrônicas e sinalização reforçada em regiões com maior índice de colisões. Em nota, a pasta destacou que o bairro Portão, o Centro e o CIC lideram as estatísticas de acidentes com motos.
Perfil das vítimas e causas frequentes
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Paraná, 73% das vítimas de acidentes com motocicletas têm entre 18 e 39 anos, sendo a maioria do sexo masculino. As causas mais recorrentes incluem:
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Excesso de velocidade (32%)
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Falta de atenção dos condutores (28%)
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Avanço de sinal (14%)
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Infrações cometidas por outros veículos (19%)
O número de motocicletas registradas em Curitiba já ultrapassa 460 mil, número que dobrou nos últimos dez anos, impulsionado por entregadores de aplicativo e transporte individual.
Depoimentos de vítimas e familiares
A mãe da adolescente de 15 anos atropelada no fim da tarde desabafou:
“Minha filha voltava da escola e foi pega de surpresa. Foi um susto, mas graças a Deus ela está se recuperando. A travessia tinha sinal, mas o motoqueiro não respeitou”.
Já o entregador de aplicativo Luiz Henrique, de 27 anos, que sofreu ferimentos leves após um acidente na Eduardo Sprada, comentou:
“A gente anda na defensiva, mas parece que ninguém nos enxerga. Todo dia é um risco”.
Curitiba precisa de um novo pacto pelo trânsito
Diante do cenário preocupante, especialistas defendem um pacto municipal pela segurança viária, com campanhas educativas contínuas, melhor estrutura nas vias, formação adequada para motociclistas e reforço na fiscalização.
“Se nada for feito, os números de hoje vão se repetir – ou piorar. Precisamos garantir que cada pessoa volte viva para casa”, conclui o jornalista Marcello Sampaio, que acompanha os bastidores do Plantão Policial na capital paranaense.