Curitiba reforça laços globais em encontro com representantes de 29 países

Por Marcello Sampaio e Verônica Romani Barros

Em um gesto de diplomacia e projeção internacional, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reuniu-se nesta sexta-feira (11) com representantes de 29 países para fortalecer as parcerias comerciais, culturais, turísticas e educacionais da capital paranaense.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, instalado na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no bairro Mercês, e contou com a presença de cônsules-gerais e honorários que integram o Corpo Consular do Paraná.

Curitiba aberta ao mundo

Curitiba é uma cidade aberta ao mundo. Em um momento de guerras comerciais no cenário global, queremos reforçar as relações diretas com os países amigos, estreitando laços e buscando avanços em várias áreas”, declarou Pimentel, destacando o papel da cidade como referência em inovação, urbanismo e sustentabilidade.

Participaram da reunião representantes de nações como Japão, Itália, França, Coreia do Sul, Reino Unido, Ucrânia, México, Suécia, Portugal, Argentina, Paraguai, entre outros. Durante o encontro, o prefeito reiterou a disposição da cidade para receber missões empresariais e oficiais de todos os continentes.

Cooperação internacional

A reunião também teve caráter estratégico. A cidade busca ampliar intercâmbios acadêmicos, atrair investimentos estrangeiros e conectar iniciativas culturais com diversos países.

“Queremos abrir as portas para empresários interessados em investir aqui ou levar os nossos modelos de sucesso para fora. O futuro de Curitiba passa por um diálogo cada vez mais global”, afirmou o prefeito.

Curitiba e Foz: vitrines do Paraná

Segundo Paulo Pinheiro Machado, chefe interino do escritório de representação do Itamaraty no Paraná (Erepar), Curitiba e Foz do Iguaçu são os maiores embaixadores do estado no exterior.

Curitiba é a joia da coroa, reconhecida internacionalmente por sua excelência técnica, planejamento urbano e soluções ambientais. Já Foz do Iguaçu, com suas belezas naturais, é o segundo destino turístico mais visitado do Brasil”, destacou.

🇵🇾 Laços com o Paraguai em alta

Antes do encontro geral, Eduardo Pimentel recebeu a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, Maria Amarilla, que ressaltou a integração crescente entre os dois países.

“Hoje temos mais de 150 mil brasileiros vivendo no Paraguai. Essa ponte entre os dois lados está cada vez mais firme. Agradecemos a abertura de Curitiba em reforçar essa união”, disse a diplomata.

Corpo Consular: 73 anos de história

Fundado em 1951, o Corpo Consular do Paraná é uma das instituições mais antigas do tipo no país. Com 40 diplomatas e cônsules honorários, sendo 34 com sede em Curitiba, o grupo atua como elo entre os países e as comunidades locais, promovendo relações institucionais e culturais.

Além de Pimentel e dos representantes internacionais, participaram do encontro o secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello, e o chefe de Relações Internacionais e Cerimonial, Rodolpho Zannin Feijó.

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Você também pode gostar: