/ Jul 05, 2025

Cooperativas inovam no Paraná e ganham protagonismo com soluções tecnológicas e geração de empregos

As cooperativas paranaenses mostram que é possível aliar tradição e inovação. O estado já soma 227 cooperativas, reunindo 4 milhões de cooperados e proporcionando 146 mil empregos diretos, com um impacto anual de R$ 205 bilhões na economia. Em Curitiba, são 35 cooperativas em operação, que juntas geram 3,9 mil empregos diretos e movimentam R$ 8,4 bilhões por ano.

Um exemplo que combina tecnologia e o espírito cooperativista é a UniTI – Cooperativa Central de Tecnologia de Informação, criada em 2021. Composta por 22 cooperativas associadas dos ramos agro, saúde e serviços, a UniTI proporciona acesso compartilhado a soluções tecnológicas modernas, como infraestrutura digital, armazenamento de dados, comunicação, conectividade e segurança da informação.

O presidente executivo da UniTI, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, destaca que o modelo colaborativo permite que até cooperativas de pequeno porte tenham acesso a recursos que normalmente seriam restritos às grandes empresas. “Quando as cooperativas se unem, conseguem negociar melhores preços e compartilhar soluções que beneficiam todos. É a prática diária do princípio da colaboração”, explica Alfredo.

Cada cooperativa participante tem o mesmo peso nas decisões da UniTI, o que fortalece o modelo democrático. Em apenas três anos, o crescimento da central já superou as metas projetadas para cinco anos, resultado da combinação entre os princípios do cooperativismo e a mentalidade ágil das startups.

O cooperativismo é celebrado anualmente no Dia Internacional das Cooperativas, com eventos realizados em mais de 100 países. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a importância do setor e instituiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”.

Para José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, o momento é propício para valorizar o cooperativismo. “É uma oportunidade para mostrar a relevância das cooperativas no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e na promoção de um mundo mais justo e sustentável”, afirma.

Matéria de Marcello Sampaio e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curitiba para o Tribuna da Cidade.

Compartilhe a Publicação:

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 – Tribuna da Cidade. Todos os direitos reservados.