Processo coletivo na Justiça pode fazer com que a Ford tenha que mudar as maçanetas das portas do Mustang Mach-E

A remoção das maçanetas tradicionais pode até dar um visual futurista e melhorar a aerodinâmica dos veículos elétricos, mas a ausência de um mecanismo físico confiável pode gerar mais dores de cabeça do que benefícios estéticos.

No caso do Ford

Mustang Mach-E, o sistema de travamento E-Latch, que deveria facilitar o acesso ao veículo, tem causado problemas para diversos proprietários.

Relatos incluem portas que simplesmente se recusam a abrir, um sistema que deixa de responder e até mesmo casos em que os donos foram trancados para fora do carro após a bateria descarregar.

Diante desses problemas, consumidores da Califórnia decidiram abrir um processo coletivo contra a Ford.

avaliacao ford mustang mach e gt performance (4)
avaliacao ford mustang mach e gt performance (4)

De acordo com o site Car Complaints

, a ação judicial argumenta que o sistema E-Latch do Mustang Mach-E depende exclusivamente de acionamento eletrônico para destravar as portas, mas, ao contrário de outros veículos que adotam maçanetas eletrônicas, o SUV elétrico da Ford não possui um mecanismo de segurança manual.

Normalmente, carros com esse tipo de tecnologia contam com uma fechadura oculta para o uso de uma chave física em caso de falha elétrica – algo inexistente no Mach-E.

 

Caso a bateria do veículo descarregue, os proprietários são orientados a conectar uma fonte de energia externa de 12 volts para restabelecer a energia e destravar as portas.

No entanto, o processo apresenta um problema evidente: os equipamentos necessários para essa operação costumam ficar armazenados dentro do próprio carro.

mustang mach e gt 2024 2
mustang mach e gt 2024 2

Se o veículo estiver trancado, o dono não consegue nem mesmo acessar os itens necessários para solucionar o problema, tornando a recomendação praticamente inútil.

O processo também destaca um risco ainda maior: o sistema E-Latch pode representar um perigo em situações emergenciais, especialmente se crianças ou animais de estimação ficarem presos dentro do carro, em locais de calor extremo.

Ainda que as portas possam ser abertas pelo lado de dentro mesmo com a bateria descarregada, crianças pequenas podem não conseguir acionar as alavancas, e os animais, obviamente, não têm essa capacidade.

A ação judicial foi movida por dois proprietários californianos do Mustang Mach-E, John Salas e Francisco Xavier Gonzalez, no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Central da Califórnia.

 

mustang mach e gt 2024 1
mustang mach e gt 2024 1

Os problemas com o E-Latch não são exatamente uma novidade. Em 2023, o site Ford Authority já havia apontado a necessidade de um redesenho das maçanetas do Mach-E, sugerindo um sistema mais simples e intuitivo.

No início deste ano, um proprietário do modelo compartilhou no Threads um caso angustiante: seu filho de apenas nove meses ficou preso dentro do carro quando o sistema falhou e as portas não destravaram.

Com um histórico crescente de reclamações e agora uma ação coletiva em andamento, a Ford pode ser forçada a repensar sua abordagem em relação ao design das portas do Mustang Mach-E.

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Você também pode gostar: