A nova pasta reforça o compromisso da gestão Gustavo Botogoski com o incremento da atividade produtiva, geração de emprego e renda e valorização dos empreendedores.
Nesta sexta-feira (28/02), o Diário Oficial do Município publicou a lei n° 4.522/2025, que cria a Secretaria Municipal de Expansão Econômica e Sustentabilidade. A pasta é a concretização de um compromisso da administração municipal com a atração de investimentos para o município, a aceleração econômica, a expansão industrial, a geração de emprego e renda, a valorização dos empreendedores locais e o desenvolvimento sustentável.
A nova estrutura é também um sonho do prefeito Gustavo Botogoski, que sempre se questionou: “se Araucária tem o maior PIB Industrial do Sul, por que não tratar esse assunto com responsabilidade?”. Na abertura da 19.ª legislatura da Câmara Municipal, em 04 de fevereiro, o prefeito alertou que o município ocupava a 13.ª posição, entre as 399 cidades paranaenses, com a maior quantidade de empresas fechadas, e que 81,31% delas foram fechadas nos últimos 9 anos.
“São dados que precisamos dialogar com a Câmara”, observou o prefeito na ocasião, acrescentando a necessidade de Araucária “retomar o cenário de protagonista no setor industrial”. Para isso, é necessário o trabalho em conjunto com todos os setores, incluindo os poderes Legislativo e Judiciário.
Naquele mesmo dia, a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (AECIAR) se pronunciou publicamente a favor da nova secretaria. “A criação desta secretaria é um passo essencial para acelerar e impulsionar a economia e garantir um crescimento sustentável para Araucária”, afirmou o presidente da entidade, Estéfano Ulandowski. “Já era tempo. O setor produtivo precisava desse canal direto de articulação e diálogo com o poder público”.
O presidente da AECIAR considerou ainda a medida “um passo decisivo para consolidar um modelo de crescimento inteligente, competitivo e sustentável”, e reforçou a confiança na administração municipal: “Ver uma proposta construída em conjunto com o setor produtivo sair do papel com essa agilidade fortalece a confiança mútua e inaugura uma nova fase de cooperação para acelerar o crescimento sustentável do município”.
Competências
Entre as competências previstas à SMEES, estão:
Elaborar e implementar uma política de expansão industrial que fomente e fortaleça negócios de todos os setores industriais, portes e naturezas jurídicas, e estimule a atração de novas indústrias para o município;
Elaborar e implementar o Plano Municipal de Expansão Industrial, em colaboração com as demais secretarias municipais;
Fortalecer os canais de representação empresarial, multissetorial, públicos e privados, e promover ações sinérgicas e articuladas junto ao Sistema S, comércio, turismo, serviços, indústria, agricultura e transportes, visando ao fortalecimento das respectivas atividades industriais no município;
Estimular parcerias públicas e privadas para redução de CO2, alinhadas aos ODSs e à Agenda 2030 da ONU;
Promover a integração entre desenvolvimento econômico, meio ambiente e políticas sociais, buscando um crescimento sustentável e equilibrado.