Programa Tempo de Cuidar amplia vagas no SUS e busca reduzir filas de espera

A medida pretende garantir que aqueles que mais necessitam recebam atendimento mais ágil, sem perder qualidade 

 

O Programa Tempo de Cuidar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), está fazendo avanços significativos para aumentar o número de atendimentos no SUS, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida de consultas, exames especializados e procedimentos cirúrgicos e oferecer um acesso mais rápido e eficiente aos serviços de saúde. A medida busca garantir que aqueles que mais necessitam recebam atendimento de forma ágil e com mais qualidade.

No último sábado (15), a força-tarefa mobilizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) atendeu 100 pessoas, com consultas de oftalmologia e a realização de eletrocardiogramas. Embora 90 consultas de oftalmologia estivessem agendadas para o dia, 27 pacientes não compareceram, o que representou cerca de 30% de faltas. No caso dos eletrocardiogramas, 43 usuários foram chamados e 7 não compareceram.

Alana Elisabeth Kuntze Ferreira, diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Auditoria da SMSA, reforça a importância do compromisso dos pacientes com os agendamentos: “Estamos empenhados em melhorar a eficiência dos atendimentos, mas precisamos do apoio da população. Pedimos que aqueles que foram agendados compareçam, pois cada vaga é uma oportunidade de atender mais pessoas e beneficiar a todos”, destacou.

O programa não para por aqui. Durante o ano, mais ações estão previstas, com a ampliação das vagas e o fortalecimento dos serviços de saúde para garantir que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade. A Central de Regulação Ambulatorial (CRA) é responsável pelo agendamento e a Equipe Estratégica de Confirmação informa os usuários sobre os agendamentos, com o objetivo de proporcionar a máxima organização e transparência.

Para o próximo sábado (22), o programa já tem novas ações agendadas: são 130 vagas de consultas com oftalmologista, 42 vagas de eletrocardiogramas, 12 atendimentos com nutricionista, 37 triagens para fisioterapia, 18 vagas de ultrassonografia mamária e 6 vagas de ultrassom transvaginal.

“O Tempo de Cuidar é mais do que um programa: é uma prova do compromisso da prefeitura em transformar a saúde local, garantindo mais acesso, mais eficiência e, principalmente, mais cuidado para quem mais precisa”, finaliza a secretária de Saúde, Renata Botogoski.

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Você também pode gostar: