Ação envolve a Agência de Desenvolvimento e Integração de Energias e Tecnologias, que vai conectar empresas, universidade e o poder público em projetos de energia e inovação.
Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Araucária, Gustavo Botogoski, assinou um protocolo de intenções voltado à cooperação interinstitucional em um movimento para a inovação, transição energética e desenvolvimento sustentável. Este é primeiro passo para viabilizar ações integradas entre os poderes públicos, empresas, universidades e sociedade civil, potencializadas pela Agência de Desenvolvimento e Integração de Energias e Tecnologias (ADIETEC).
Cabe ressaltar que este movimento, que vai aproximar esses entes, integrar tecnologias e soluções nos campos da energia e desenvolvimento sustentável, foi gestado dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária, o Avançaraucária.
Por meio desse protocolo de intenções, o município manifesta interesse em participar da iniciativa, que envolve também a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Araucária (Fafen), o Avançaraucária e também da ADIETEC, que está em processo de instalação. A ação deve ser integrada não apenas pelos municípios e organizações da região de Araucária, Lapa e São Mateus do Sul, como também chegar a áreas de portos estratégicos, como Paranaguá e São Francisco do Sul (SC).
Entre os participantes iniciais da ADIETEC estão a UFPR, as respectivas Secretarias de Estado na área de Ciência e Tecnologia do Paraná e Santa Catarina, o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, e governos estaduais e municipais do dois estados.
O objetivo de agregar organizações ligadas a tecnologia e energia e de pensar em desenvolvimento regional planejado e sustentável foi defendido pelo prefeito Gustavo: “Vejo com bons olhos essa questão da agência e a parceria com empresas, universidade e poder público. Entendo que essas políticas públicas precisam deixar de ser de governo, coisa momentânea, e serem uma política da cidade”, resumiu.
O prefeito destacou ainda que, em Araucária, a relação com a Câmara Municipal, um agente estratégico para o desenvolvimento, é muito boa – o que é um ótimo ponto de partida para a implantação do projeto.
.