SMAS recebeu um sedan Virtus zero quilômetro do Governo do Estado, que será utilizado nas ações do CRAM.
Nesta segunda-feira (31), Araucária foi um dos municípios contemplados com veículo Virtus zero quilômetro, voltado ao atendimento a ações de proteção aos direitos da mulher, em uma cerimônia realizada no Palácio Iguaçu. O município possui uma rede de proteção estruturada no atendimento à mulher, que inclui o Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Araucária (CRAM), vinculado à Secretaria de Assistência Social (SMAS), que vai receber o novo veículo.
O apoio do Governo do Estado busca “valorizar e reconhecer as iniciativas municipais que priorizem em sua agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas à população feminina, além de facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal”.
Para o governador, esse apoio “é uma maneira de estimular as prefeituras para que tenham uma estrutura mínima para atendimento às mulheres”: “É importante que as cidades tenham esses mecanismos para poder colocar de pé as políticas públicas que estamos fazendo para esse público”.
O prefeito Gustavo ficou feliz com o apoio do Estado aos municípios: “Isso mostra o compromisso sério que temos com esse tema tão importante, que é a garantia dos direitos e proteção da mulher. O apoio do governador só vem fortalecer as ações que já realizamos em Araucária”, destacou.
Publicidade
Responsável pela pasta, a secretária municipal de Assistência Social, Amanda Nassar, explicou que o veículo novo vai ser específico para o atendimento do CRAM, e que chegou em boa hora para apoiar o trabalho da equipe. Segundo ela, o automóvel deve ajudar em ações como as capacitações sobre direitos da mulher que a equipe do CRAM está levando para empresas do município, por exemplo.
CRAM
O CRAM é um serviço que oferece acolhimento e atendimento psicossocial, visando a orientar e realizar os encaminhamentos pertinentes à superação da vivência de situação de violência, conforme demanda avaliada individualmente e sempre respeitando a decisão de cada mulher. Lembrando que o atendimento é prestado nos diferentes tipos de violência – física, psicológica e patrimonial, por exemplo.
A sede do CRAM fica na Rua Lourenço Jasiocha, 2.273, próximo à Secretaria Municipal de Educação e à Escola Werka. À noite, nos feriados e fins de semana há um plantão da Assistência Social, que garante atendimento nas situações encaminhadas pelas forças de segurança ou unidades de saúde, por exemplo. Mais informações pelo WhatsApp: (41) 9927-3897 (CRAM).