A construção da aguardada Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, ultrapassou mais da metade da execução prevista e já apresenta avanço visível sobre a baía, com os pilares de sustentação das pistas emergindo na paisagem. Segundo novo relatório técnico divulgado nesta quarta-feira (14), a obra atingiu 55,7% do cronograma físico-financeiro, com investimento de R$ 215,5 milhões a preços iniciais.
Esse é o primeiro boletim divulgado após o evento que celebrou a marca simbólica de 50% de execução, e detalha os marcos mais recentes da infraestrutura e superestrutura da ponte.
Avanço estrutural: estacas, pilares e aduelas ganham forma
Em abril, prosseguiu a execução das estacas do trecho pré-moldado, incluindo atividades como cravação, escavação e concretagem. Também foram fabricadas e lançadas vigas longarinas, travessas e aduelas de partida dos apoios 4 e 5, além das pré-lajes, placas de concreto que servirão como base da pista para veículos e ciclistas.
A estrutura de sustentação da ponte avança sobre a baía com mais nitidez, especialmente nas proximidades da cidade de Guaratuba. Estão em execução 64 estacas no total, sendo 24 no trecho estaiado (onde ficará a estrutura metálica da ponte) e 40 no trecho pré-moldado.
Superestrutura atinge 65 vigas lançadas
Na superestrutura da obra, o ritmo de trabalho segue intenso. Das 81 vigas longarinas previstas, 65 já foram lançadas. Essas vigas são fundamentais para o suporte das placas pré-moldadas que formarão a pista. Com isso, a montagem do tabuleiro começa a tomar forma, etapa que antecede o acabamento da pista.
Foram utilizadas até agora 2,5 mil toneladas de aço, 17 mil metros cúbicos de concreto e cerca de 250 toneladas de gelo, que é empregado no controle da temperatura durante o processo de hidratação do cimento – fundamental para garantir a qualidade do concreto.
Trecho estaiado avança com conclusão de torres principais
No trecho estaiado da ponte, onde será instalada a estrutura metálica suspensa por cabos, já estão concluídas tanto a infraestrutura (estacas e blocos de coroamento) quanto a mesoestrutura (pilares principais). A aduela de partida do apoio 04 foi finalizada em três etapas de concretagem em abril, e teve início a armação da aduela do apoio 05.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex, a obra terá aproximadamente 10 mil toneladas de aço, o equivalente à Torre Eiffel. “Estamos edificando uma obra fantástica, aguardada há mais de 40 anos em Guaratuba”, destacou. A entrega da ponte está prevista para abril de 2026.
Acessos também em ritmo acelerado
Nos acessos da ponte, o lado de Guaratuba segue com obras de contenção nos morros, incluindo solo grampeado e estacas raiz, além da escavação para nivelamento da rampa. Algumas áreas já estão em etapa de terraplenagem. No lado de Matinhos, foi concluído o desvio provisório, que coincidirá com o futuro acesso ao bairro Cabaraquara, com pavimentação em andamento.
Ponte terá mais de 1 km de extensão e estrutura moderna
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas laterais. A obra é considerada estratégica para o litoral paranaense e deve resolver gargalos históricos na mobilidade entre Guaratuba e Matinhos, atualmente ligados por um sistema de travessia por ferry boat.
Marcello Sampaio
Tribuna da Cidade – Editoria Infraestrutura e Logística