Araucária (PR) – Na manhã desta terça-feira (1º), uma equipe da GTM Alpha, em patrulhamento preventivo pelo bairro Fazenda Velha, prendeu um homem com mandado de prisão em aberto por roubo (Art. 157 do Código Penal).
A ação teve início após um transeunte abordar a equipe relatando ter avistado um homem em atitude suspeita nas proximidades do Colégio Fazenda Velha, observando residências de maneira incomum. O indivíduo não era conhecido na vizinhança.

De posse das características repassadas, a equipe intensificou o patrulhamento pela região. Na Rua Daniel Sobania, os policiais visualizaram um suspeito forçando o portão de uma residência. Ao ser abordado, o homem se identificou como Marciel Mendes de Souza, alegando morar no local, mas afirmou que havia perdido a chave do cadeado após passar a noite fora, na casa da namorada, sob efeito de bebidas alcoólicas e entorpecentes.
Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, após consulta aos sistemas SESP, Infoseg e CNJ, constatou-se um mandado de prisão em aberto em seu nome (processo n.º 0000089-97.2018.8.16.0025.01.0003-25), expedido pela Justiça pelo crime de roubo.
Diante da situação, Marciel foi informado de seus direitos constitucionais e recebeu voz de prisão. Como apresentava sinais do uso recente de substâncias e demonstrou resistência ao ser informado sobre o mandado, foi necessário o uso de algemas, conforme previsto pela Súmula Vinculante nº 11 do STF, para garantir a segurança da equipe e do próprio abordado.

O detido foi encaminhado ao Departamento Penitenciário de Curitiba, uma vez que a Cadeia Pública de Araucária se encontra interditada por decisão do Ministério Público. Marciel foi entregue à Polícia Penal sem lesões e com todos os seus pertences
por Marcello Sampaio – Direto da redação